Empresa

Histórico

 

2000 – Inicia as atividades na Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul com o objetivo de desenvolver motores e grupos geradores de energia elétrica movidos a gás natural.

 

2002 – Lança na MERCOPAR, em parceria com a UCS o primeiro gerador de energia movido a gás natural desenvolvido no Brasil.

 

2003 – Inicia o desenvolvimento dos motores e grupos geradores movidos a biogás utilizando motores Volkwagens 1.8 refrigerados a água.

 

2004 – Lança no mercado o primeiro grupo gerador  assíncrono movido a biogás denominado  Triernet, dando início aos processos de regulamentação da geração distribuída no Brasil, obtendo das distribuidoras de energia elétrica RGE, CELESC e COPEL, as primeiras normas de instalação de geradores assíncronos em rede.

 

2005 – Inicia as pesquisas para o desenvolvimento dos biodigestores para produção de biogás, com sistema de aquecimento, agitação, célula de estabilização, e válvula hídrica para controle da pressão dos gasômetros.

 

2007 – Desenvolve os queimadores e quadros de comando microprocessado para controle das caldeiras e aquecedores de água para calefação com sensores de chama e controle da temperatura com aplicação específica para biogás.

 

2008 – Substitui os motores VW, por motores GM 1.8 e 2.4 a biogás para aplicação em economizadores com potência de 15, 20 e 25 KW/h.

 

2009 – Desenvolve um sistema inédito de retirada de lodo dos biodigestores, separados da água, melhorando a eficiência por tempo indeterminado.

 

2010 – Melhora a eficiência dos biodigestores introduzindo nova célula de estabilização,  criando um sistema para coleta da água da chuva.

 

2012 – Desenvolve um processo de filtro orgânico pós biodigestor, destinado a melhorar a qualidade da água e aumentar a matéria orgânica concentrada para uso como adubo. Troca a razão social passando a fornecer serviços, com a finalidade de locação de economizadores de energia a biomassa.

 

2013 – Projeto sistema de tratamento do biogás para uso veicular. É a única empresa no Brasil que projeta, constrói  e fornece todos os equipamentos para as usinas de energia e calor movidas a biogás.

 

2014 – A Trigás recebe a concessão de apoio financeiro a projetos de pesquisa pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) através do edital TECNOVA/RS.

 

2015 – Atualmente a empresa está desenvolvendo um projeto de inovação na área de energias renováveis a biomassa.